quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Palestra "A importância das Corujas nas Áreas Urbanas"

O biólogo Marcos Antônio Sousa da Cruz",  ganhador do Prêmio José Márcio Ayres na sua 2ª edição, deu continuidade ao ciclo  "Encontros com a Biodiversidade" proferindo no dia 28/09 a palestra "A importância das Corujas nas Àreas Urbanas", com participação de professores, alunos de escolas de Belém e comunidade em geral.

 Biólogo Marco Cruz palestrando.

A palestra sobre as corujas foi muito interessante e despertou nos presentes um novo olhar sobre esses animais, que na maiora das vezes são vistos com maus olhos pela cultura popular na medida em que são  associados a má sorte e agouros.  A palestra  possibilitou conhecer as corujas em suas carracteristicas morfológicas, habitat, reprodução e especialmente reconhece -las  como  animais saneadores, pois ao se alimentarem de espécies extremamente nocivas à saúde humana, como por exemplo, ratos, morcegos e pombos, fazem o seu controle populacional .
A principal espécie estudada pelo biólogo é a Typo alba, conhecida popularmente como "suindara" e/ou "rasga mortalha". Segundo Marcos Cruz  é uma espécie bastante primitiva, ou seja, pouco evoluiu ao longo do tempo desde o seu surgimento, no entanto,  é bem adapatada a diversos ambientes terrestres, podendo ser encontrada desde os trópicos até as regiões temperadas. Ela também se adaptou bem ao ambientes urbanos devido a abundância de recursos alimentares, principalmente, de diferentes espécies de ratos. Essa ave de rapina  possui  visão e audição bastante apurada, são animais monogâmicos podendo se reproduzir, nos trópicos, até três vezes por ano e tem uma longevidade de seis a oito anos em média, entretanto, em cativeiro vivem mais tempo, em média, quinze anos.

 Coruja Suindara

A "Suindara" começou a ser estudada pelo biólogo a partir de um episódio de matança da coruja presenciado por ele,no prédio em que morava. O fato ocorreu devido a crença na má sorte que a coruja poderia trazer, o que o deixou bastante chocado e o interesse em estudá-la. A realização dos estudos possibilitou sua  participação no PMJA.
Atualmente Marcos Cruz desenvolve vários projetos sobre as corujas, desde o monitoramento de ninhadas, falcoaria, bem como, promoção de diversas ações de Educação Ambiental.
O estudo apresentado pelo biólogo foi um dos pioneiros na nossa região, porém não esgotando-o, isto é, pode-se fazer pesquisas sobre outros aspectos desses bichos. De acordo com a Profa. Maria de Jesus (Necaps/UEPA/EBIO), a palestra sobre as corujas pode auxiliar professores e estudantes do ensino fundamental e médio, público participante do PMJA, a realização de diversos trabalhos sobre a biodiversidade, como por exemplo, pesquisar sobre outros animais saneadores,  monogamia na natureza,  a biodiversidade e a cultura popular, dentre outros.

 Biólogo Marcos Cruz palestrando.

 Joice Santos (MPEG/LABCOM/EBIO) e Filomena Secco (MPEG/PMJA) avaliaram a palestra como oportunidade para despertar nos participantes o interesse pelo estudo da biodiversidade amazônica, bem como  promover a iniciação científica no ensino básico.   O ciclo  "Encontros com a Biodiversidade" faz parte da programação do Prêmio José Marcio Ayres para Jovens Natureza, e tem a EBIO como parceira, congrega ações educativas por meio de palestras, oficinas e trilhas e ocorre às quartas- feiras pela manhã.
Texto: Neriane da Hora
Graduanda em Lic. em Ciências Naturais-Biologia
Revisão: Profa. Maria de Jesus (UEPA/EBIO)

4 comentários:

  1. muito interessante pois muitos não dão a devida importância a este lindo animal.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria do mail de contato do Biólogo Marcos Cruz, se possível. Quero falar de um projeto de falcoaria que existe em Sergipe, próximo a Aracaju, é o Parque dos Falcões (http://www.parquedosfalcoes.com.br/), onde lá também tem corujas Suidaras. Acho que ele gostaria de conhecer. Eu fui e fiquei encantado com o trabalho do responsável pelo local.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de conhecer um pouco mais sobre esse projeto do Biólogo Marcos Cruz,pois estou pensando em fazer um projeto sobre essa mesma espécie aqui na minha cidade, esse projeto também me serviria para finalizar o curso de Ciências Biológicas .

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante. embora corujas para mim não agora a ninguém e eu amo. na verdade gostaria de poder ter como animal de estimação e por esse motivo estou aqui para que Marcos possa me orientar se posso ter. o que é preciso. se é permitido e como fusiona. fico extremamente grato se puder me responder.

    ResponderExcluir