terça-feira, 27 de março de 2012

Websérie "Os naturalistas do século XXI" - Episódio 4

Você sabe o que são as pteridófitas? São o grupo de vegetais que tem por característica principal a presença de vasos condutores, que levam os nutrientes da raiz até as folhas. Na natureza, o grupo é representado pelas samambaias e avencas, que são plantas de pequeno porte, muitas vezes utilizadas para ornamentação, e algumas possuem propriedades medicinais. Em 2008, a então estudante do ensino médio Rita dos Santos se propôs a investigar a diversidade dessas pteridófitas na Reserva do Utinga, em Belém do Pará. Essa história você confere no mais novo episódio da websérie “Os naturalistas do século XXI”, produzida pelo Museu Paraense Emílio Goeldi.
No quarto episódio da websérie, intitulado “Descobrindo a flora amazônica – as pteridófitas do Parque do Utinga”, a estudante conta como realizou a pesquisa “Composição florística de pteridófitas em dois fragmentos florestais diferentes na Reserva do Utinga, Belém-PA”, que lhe garantiu o primeiro lugar na categoria ensino médio da quarta edição do Prêmio José Márcio Ayres para Jovens Naturalistas. Com a ajuda de seu co-orientador, o biólogo Ailton Borges, conseguiu identificar 28 espécies de pteridófitas naquela região.
Durante a pesquisa, uma surpresa: a descrição da espécie Pteris tripartita significava a descoberta de uma nova ocorrência de pteridófita no Parque do Utinga, isto é, uma espécie que ainda não havia sido descrita naquela região. Todo o trabalho de pesquisa fez com que Rita se apaixonasse pela área da botânica. Quer saber como ela se tornou uma jovem naturalista do século XXI? Clique e assista.

video

Nenhum comentário:

Postar um comentário